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Apóstolo Paulo: Casado ou Solteiro?

Eu sou da linha de que Paulo era solteiro e reafirmei isso em vídeos aqui do canal. Mas hoje, ao responder um comentário em um vídeo, lembrei que existem vários pais da Igreja primitiva que testemunham que Paulo tinha uma esposa (ou consorte) que ele havia deixado, incluindo Clemente de Alexandria (c. 150 – c. 215 DC), Eusébio de Cesaréia / Pânfilo (c. 260/265 – 339), Inácio de Antioquia (falecido c. 108/140), Orígenes de Alexandria (c. 185 – c. 253) e outros.

EUSÉBIO: “E Paulo não hesita, em uma de suas epístolas, em cumprimentar sua esposa, a quem não levou consigo, para não ser incomodado em seu ministério.” – Eusébio, História da Igreja, Livro III, Capítulo XXX

CLEMENTE: “53. Mesmo Paulo não hesitou em uma carta para se dirigir à sua consorte. A única razão pela qual ele não a levou consigo foi que isso teria sido um inconveniente para seu ministério. Por conseguinte, ele diz numa carta: “Não temos nós o direito de levar conosco uma esposa que seja irmã como os outros apóstolos?” Mas estas últimas, de acordo com seu ministério particular, dedicaram-se a pregar sem qualquer distração, e levaram suas esposas com elas não como mulheres com quem tinham relações matrimoniais, mas como irmãs, para que pudessem ser suas colegas de ministério no trato com donas de casa. Foi por meio deles que o ensinamento do Senhor penetrou também nos aposentos das mulheres sem que nenhum escândalo fosse despertado.” – Clemente de Alexandria (c. 150 – c. 215 dC), Miscelâneas “Sobre o Casamento”, Livro III, Capítulo VI

INÁCIO: “Pois oro para que, sendo achado digno de Deus, eu possa ser achado aos seus pés no reino, como aos pés de Abraão, Isaque e Jacó; como de José, Isaías e os demais profetas; como de Pedro, e Paulo, e o resto dos apóstolos, que eram homens casados. Pois eles entraram nesses casamentos não por causa do apetite, mas por consideração à propagação da humanidade.” – Inácio de Antioquia, Epístola aos Filipenses: Versão Mais Curta, Capítulo IV

ORÍGENES: “(3.) Paulo, então, se certas tradições são verdadeiras, foi chamado enquanto possuía uma esposa, a respeito de quem ele fala ao escrever aos filipenses: ‘Peço-lhe também, minha fiel companheira, ajude essas mulheres’. Como ele se tornou livre por consentimento mútuo com ela, ele se chama escravo de Cristo. Mas se, como outros pensam, ele não tinha esposa, no entanto, aquele que era livre quando foi chamado ainda é um escravo de Cristo.” – Orígenes de Alexandria, Comentário sobre as Epístolas aos Romanos, Livro I, Capítulo I, # 3.

ADM – Crer para Compreender

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